sexta-feira, 24 de abril de 2015

Resenha: Quem é você Alasca? - John Green

Título Original: Looking for Alaska
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 240
Gênero: Ficção/Romance
País: EUA
Onde comprar:SubmarinoAmericanas

Depois de ler muitas resenhas elogiando e de ter uma vontade enorme de mudar a minha imagem sobre John Green depois de O teorema Katherine, resolvi me render e ler Quem é você Alasca? 

Em "Quem é você Alasca?" conhecemos a história de Miles, um garoto que coleciona últimas palavras, mas que não tem amigos e  resolve sair completamente da sua rotina indo para um internato. Miles está a procura do seu Grande Talvez, inspirado pelas últimas palavras de François Babelais e eu me pergunto, não estamos todos?

"Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer."

No internato, Culver Creek, local em que estudaram vários membros de sua família, Miles consegue fazer amizade logo de cara com o seu colega de quarto, conhecido por Coronel. Coronel pareceu-me um garoto bem mal-humorado de início, mas logo tornou-se o melhor amigo de Miles que foi apelidado pelo Coronel de Gordo. Coronel acaba enturmando Miles em seu grupinho de amigos, assim conhecemos Takumi, Lara e Alasca. Confesso que estava bem curiosa para conhecer Alasca e no começo eu a odiei, achei uma personagem muito forçada, mas ao longo da história compreendi melhor as atitudes da Alasca e a vi como uma garota de personalidade forte. Obviamente, Miles acaba se apaixonando por Alasca, porém a garota tem um namorado.

"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."

Bom, o meio do livro nos surpreende com um acontecimento bombástico. Ao decorrer dos capítulos podemos observar uma contagem ao nomeá-los: "Quarenta dias antes" e fiquei me perguntando, antes do que? Foi isso que me impulsionou a seguir com a leitura, e realmente, após o acontecimento o livro toma um rumo completamente diferente e chega a ganhar uma pequena seriedade que não havia no começo.

"Pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela um furacão."

Quem é você Alasca? termina com um desfecho chocante e vários questionamentos, tanto referente a história em si, como também nos fez questionar "Será que existe amor verdadeiro?" ou "O que há após a morte?". Nos mostra o amadurecimento dos adolescentes de Culver Creek frente ao acontecimento principal do livro.

Não posso dizer que esse livro me cativou completamente, A culpa é das estrelas me emocionou bem mais. Todavia, "Quem é você Alasca?" me conquistou muito mais do que O teorema Katherine (espero que John Green não me processe). Recomendo!

CLASSIFICAÇÃO: 

Sinopse:  Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".


3 comentários:

  1. Oi Thay, não poderia deixar de comentar essa resenha rsrs.
    Ficou muito bem detalhada. E eu confesso que esse livro me prendeu mais (muito mais) do que OTK.
    Já leu Cidades de Papel? Se não, leia o mais rápido hein, Junho/Julho lança o filme *-*
    Bjs e boa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara,
      Que bom que você gostou da resenha. Para ser sincera não gostei muito de OTK, dos livros que li do John Green achei o mais fraco. Ainda não li Cidades de Papel, infelizmente, mas pretendo ler antes de ver o filme, então logo vai ter resenha ele aqui *-*
      Obrigada por visitar o Imperiódico :)
      Beijos

      Excluir
  2. Oi amiga,
    Olha, eu gostei muito muito mesmo desse livro. Sei lá, ele me fez refletir sobre várias coisas e por isso ele me tocou bem mais que OTK também. Não sei se prefiro A Culpa a ele, mas ambos estão ali, no mesmo patamar. kkkkk John Green é genial, e um excelente autor. A cada livro dele eu tenho mais certeza de que ela é um dos melhores da atualidade. kkk <3

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir