segunda-feira, 11 de maio de 2015

Resenha: Extraordinário - R.J Palácio



Título Original: Wonder

Autor: Intrínseca
Páginas: 320
Gênero: Drama, Romance
País: EUA
Onde Comprar: SaraivaSubmarino

O título cai como uma luva no caso desse livro. Extraordinário. Realmente é uma história extraordinária que de forma simples me fez enxergar muito. Li muitas resenhas positivas, muitos comentários positivos e decidi dar um espacinho para o pequeno August em minha vida e não poderia ter feito coisa melhor.


"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."

August Pullman é um garoto de 10 anos, porém não é um garoto de 10 anos comum, Auggie é especial. Nasceu com duas sindromes que tornaram seu rosto completamente fora dos padrões normais, Auggie é um garotinho que passou por diversas cirurgias e por isso nunca foi a escola foi educado pela mãe em casa. Até agora...

A mãe de August resolve finalmente matriculá-lo na escola, no começo o garoto reluta e não quer ir, mas acaba convencido. A partir dai Auggie convive com pessoas maravilhosas que o apoiam nos momentos mais difíceis da sua adaptação escolar, mas também com crianças cruéis, cheguei a chorar de raiva pelas situações em que colocavam o Auggie.


"É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante."

Ao longo da história, August nos ensina que devemos aceitar quem somos, que devemos enfrentar as dificuldades de ser diferente. Afinal, cada um de nós tem sua particularidade, seu aspecto que não condiz com a expectativa do outro. E nos ensina como muitas vezes somos hipócritas, senti muita raiva dos colegas dele, porém quem me garante que no começo, não reagiria de forma negativa também? Somos todos avessos ao diferente, ao extraordinário. Extraordinário é uma história sobre o bullying, sobre a falta de tato do ser humano com o diferente e também sobre a gentileza, sobre bondade. 


"Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida."

O livro flui muito rápido, terminei em apenas um dia. Intercala diferentes pontos de vista, o mais chocante para mim, foi ler o ponto de vista da Olivia, irmã de August, que se mostrou uma personagem completamente diferente na visão do August e na visão dela mesma. Dessa forma somos capazes de entender como cada pessoa que cerca o Auggie se sente em relação a ele e em relação a essa situação. Livro maravilhoso, recomendo!
CLASSIFICAÇÃO: 

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário