terça-feira, 28 de outubro de 2014

Resenha: Não se apega não - Isabela Freitas

Autor: Isabela Freitas
Editora: Intrinseca
Páginas: 254
Gênero: Autoajuda
País: Brasil
Onde comprar:SaraivaSubmarino
Blog da autora: Isabela Freitas


É com muita tristeza, que venho escrever a primeira resenha negativa do blog e fazer uma confissão, não consegui terminar de ler esse livro. Eu tentei, tentei, virei, revirei, dei um tempo e voltei, mas não deu. Perdoe-me a minha cara amiga Ariana Silva, do Ária Books que me emprestou o livro com tanto carinho, muito obrigada mesmo. Mas talvez eu não estivesse, como dizem por ai, na "vibe" para esse tipo de leitura ou só não curta autoajuda.
 
Devo confessar que num primeiro momento a narrativa da Isabela me prendeu, a leitura é fluida e rápida, porém tornou-se maçante para mim, ao longo da história, por conta do seu extremo pessimismo em relação ao amor. E quando digo amor, refiro-me ao amor em si, não ao amor entre casais somente, mas ao amor em qualquer relacionamento.

"Todo mundo que me odeia se dá mal na vida, não que eu faça algo para isso, mas acho que meu anjo da guarda é vingativo".

A história começa com o término bombástico entre Isabela e seu namorado de dois anos, Gustavo. Suas amigas ficam impressionadas por ela querer finalizar um relacionamento, que aos olhos do espectador, parecia perfeito. Mas a Isabela estava infeliz e essa infelicidade percorre o livro, pelo menos até a parte em que consegui ler. 
 
A minha primeira impressão com o título do livro, é de que a Isabela era uma mulher determinada, decidida, feliz com as suas escolhas. Mas ela não consegue ficar sozinha, não tem amor próprio e fico me perguntando como alguém assim, escreve um livro de autoajuda. Acho que é mesmo no sentido literal de autoajuda (ela precisa de ajuda).

"Querido cupido, desejo que você morra atingido pela própria flecha".

A visão tão pessimista da autora em relação ao amor, baseada em seus relacionamentos anteriores, fracassados, me  fizeram rir diversas vezes, porque eu extrema romântica que sou, não conseguiria pensar de forma tão negativa. Confesso que fiquei irritada com a infatilidade da autora/personagem. Como, depois de tantos relacionamentos, ela não aprendeu algo com os seus fracassos?

Bom, fico triste, porque apesar da história ter me decepcionado, a diagramação é lindíssima e devo dizer que para mim, foi a única coisa que chamou a atenção nesse livro. Espero que vocês leiam e discordem!
CLASSIFICAÇÃO: 

Sinopse: Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase "você deve encontrar a metade da sua laranja". Calma lá, amigo. Eu nem gosto de laranja. 

6 comentários:

  1. A-DO-REI!
    Hahaha' ah amiga, eu também teria essa visão.. partindo do ponto que 1 - odeio autoajuda 2 - odeio autoajuda de pessoas fracassadas. kkk Sou uma romântica como você e claro, discordo veementemente do que Isabela prega no livro. Preciso dizer que eu amei esse trecho?

    "Mas ela não consegue ficar sozinha, não tem amor próprio e fico me perguntando como alguém assim, escreve um livro de autoajuda. Acho que é mesmo no sentido literal de autoajuda (ela precisa de ajuda)." Ah, amiguinha Tha, você tá andando muito comigo. Essa ironia tá te consumindo HAHAHAH' Sinceridade, acidez e humor. Gosto de resenhas assim! AMEI! <3

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHA
    Ah, temos que ser sinceras. Infelizmente a sinceridade não é bem aceita, mas qual o sentido de escrever uma resenha com uma opinião falsa?
    Sabia que você ia rir dessa parte, na hora que escrevi lembrei de você. É, acho que ironia pega viu. Obrigada amiga.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oieee
    É uma pena tu não ter gostado... Mas acontece...
    Como você acabou parando no meio do caminho não viu que a autora, em seus últimos capítulos, relata aos autores que além de não se apegar as coisas e a pessoas... Elas deveriam ter amor próprio, e cita uma listas de coisas que faz o leitor refletir... Principalmente para se amar, se valorizar e se auto realizar.
    Creio que você parou em uma parte do texto que até eu quis bater nela kkkkk Por isso te entendo perfeitamente! Este é o tipo do livro que a sinopse não foi muito feliz, pois não abrange o livro completamente!!!kkkkk Por isso tenho procurado ler todo o livro para que a impressão ruim seja por completo kkkkk ou não kkkkk
    Mesmo assim, curti tua resenha! Tem que ser realmente verdadeira em relação ao livro! Parabéns por isso!
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/2014/10/parceria-autores-leandro-andreo.html

    ResponderExcluir
  4. Baixei esse livro por curiosidade, e simplesmente adorei. A Isabella escreveu um livro que realmente vale a pena se ler, embora eu não seja muito fã de auto ajuda.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Uma pena não ter gostado do livro :/
    A arte e diagramação é mesmo linda :)
    Mas não é um livro que me chama a atenção.
    Seguindo seu blog já! :D
    Beijos
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estou escutando muito deste livro, nossa, acho q preciso desapegar de algumas coisas, hahhaha
    Seguindo seu blog, www.moradadolivro.blogspot.com Beijo

    ResponderExcluir