segunda-feira, 25 de julho de 2016

Resenha: E se for você? - Rebecca Donovan

Título Original: What If
Autor: Rebecca Donovan
Editora: Globo Alt
Páginas: 415
Gênero: Romance, Young Adult, New Adult, Ficção
País: EUA
Onde Comprar: SaraivaSubmarino

Lançamento de 2016 da editora Globo Alt, "E se for você?"  da escritora norte-americana Rebecca Donovan, fala sobre a importância das amizades, sobre perdas e não só sobre perder amigos ou entes queridos, mas sobre perder a si mesmo para conseguir se encontrar. Comparado com as histórias de John Green, "E se for você?" traz questionamentos reais e vai além do romance adolescente que aparenta ser.

Rebecca nos mostra de maneira profunda pela construção de cada personagem que a vida sempre nos oferece uma chance de recomeçar e, traz o questionamento do título do livro: " E se...?''. Quantas vezes nos perguntamos o que teria acontecido em determinada situação se tivéssemos agido de forma diferente? E se eu tivesse aproveitado mais o momento?

" Nunca olhei nos olhos de alguém por tanto tempo. Há tantas linhas e formas. Quanto mais olho, mais cores descubro."

O livro nos conta a história de Cal, Richelle, Nicole e Rae, quatro amigos de infância que em determinado momento da história se afastam. A partir daí observamos, anos depois, a vida de Cal na faculdade, até que ele reconhece os olhos extremamente azuis e a aparência física de Nicole, uma de suas amigas por quem sempre foi apaixonado. Convencido de que é a sua amiga, Cal se vê confuso quando a garota diz se chamar Nyelle e ao perceber que a personalidade de Nyelle difere muito da Nicole. Determinado a entender o mistério entre Nyelle e Nicole, Cal tem a ajuda de Rae, a única amiga com quem manteve contato.

Vamos assim, descobrindo um pouco mais sobre Nyelle e observando as loucuras que ela propõe a Cal, todas elas escritas numa misteriosa listinha. O livro é narrado por Cal, porém há determinados capítulos em que temos a visão de Richelle e Nicole sobre o passado dos quatro amigos. Com esses capítulos narrados por elas, fica mais fácil compreender a fascinação de Cal por Nyelle e entender a diferença de personalidade entre ela e Nicole. Essa característica em particular dá um certo toque de mistério à história.

" - Faça um pedido - me inclino e sussurro. Nyelle fecha os olhos, com um sorriso brotando devagar...Aperto a mão dela de leve e absorvo o brilho das estrelas refletido nos olhos dela, quando diz baixinho: - Desejo uma borboleta."

Todos os personagens tem características bem fortes, as personagens femininas tem itens que as diferenciam muito uma das outras e isso torna fácil a identificação dos personagens. A personagem de Nyelle, apesar de me lembrar um pouco a Alasca e a Margo de John Green, foi uma personagem que me cativou bastante por sua construção. Nyelle não é fácil de entender, não é um livro aberto com notas de rodapé, vamos entendendo aos poucos sua personalidade e ela nos ensina que devemos ser, quem queremos ser.
"E se for você?" é um livro simples, de leitura rápida e cativante, com nenhum acontecimento fora do normal, mas que nos traz lições valiosas sobre ouvir a voz do nosso coração, sobre amizade, sobre ser livre e sobre segundas chances. O livro aborda alguns assuntos pesados, mas de forma extremamente graciosa. Recomendo para quem deseja uma leitura leve e divertida, mas com alguns aprendizados e reflexões.

CLASSIFICAÇÃO: 


Sinopse: Cal acaba de entrar na faculdade e divide seu tempo entre aulas e festas com os amigos. Até que ele encontra Nicole Bentley, por quem ele foi apaixonado quando criança, e de quem nunca mais tinha ouvido falar desde que se formaram na escola, há mais de um ano. 
O único problema é que... aquela garota não é Nicole. Ela é idêntica à menina que conviveu com Cal, mas seu nome é Nyelle Preston e, ao contrário de Nicole, essa garota é impulsiva e ousada, e só quer aproveitar a vida. 
Quando os segredos do passado e do presente começam a colidir, de uma coisa ele poderá ter certeza: nada é o que parece ser. Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: 
E se pudéssemos mudar de rumo? 
E se nós permitíssemos apenas aproveitar o momento? 
E se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos?

Um comentário:

  1. Não resisti, vou ter que comentar! Ainda não tinha ouvido falar do livro, e achei um máximo. Você mesma disse que é uma história simples, mas trouxe um mistério bem simbólico que conseguiu me conquistar. Aceito empréstimos hahahah ♥

    {pousodogafanhoto.blogspot.com}

    ResponderExcluir