quarta-feira, 8 de julho de 2015

Resenha: Proibido - Tabitha Suzuma

Título Original: Forbidden
Autor: Tabitha Suzuma
Editora: Valentina
Páginas: 304
Gênero: Romance, Ficção, Drama
País: Reino Unido
Onde Comprar: SaraivaSubmarino

Esse livro quebra paradigmas e  dá um nó na nossa cabeça e nos nossos conceitos. Não é uma leitura para todos, requer uma mente aberta e uma aceitação para o diferente, para o que não é tradicional. Com certeza a minha resenha não fará jus ao sentimento e a sensibilidade presente na escrita de Tabitha e em sua história. Ela consegue abordar um tema polêmico e controverso de forma pura e sensível de modo que o leitor põe a prova todos os seus pré-julgamentos.


"No fim das contas, é o quanto você pode suportar, o quanto pode resistir. Juntos, não fazemos mal a ninguém; separados, nós definhamos."

Maya e Lochan vivem em uma família completamente desestruturada e que foge do tradicional. Maya tem 16 anos e Lochan 17, apesar de jovens, os dois cumprem o papel de "pais" dos irmãos mais novos, Kit, Willa e Tiffin. Desde pequenos são melhores amigos e nunca se viram realmente como irmãos. 

A família é pobre, e a mãe Lily é instável e alcoólatra, o pai os abandonou. A mãe é completamente ausente, passa mais tempo na casa do namorado, Dave e quase sempre chega em casa bêbada. Tentando manter a família unida e compensar a falta dos pais, Maya e Lochan dividem-se entre as atividades escolares e serem pais dos próprios irmãos. 

“Não há leis e nem limites para os sentimentos. A gente pode se amar tanto e tão profundamente quanto quisermos. Ninguém, Maya, ninguém poderá nunca tirar isso da gente".

Lochan é extremamente pessimista, porém doce e responsável, tomou as rédeas da família como se fosse realmente responsável pelo que acontece aos irmãos mais novos, tem constantes crises de pânico e dificuldade em se relacionar com as pessoas. Maya é o oposto do irmão, extrovertida e adota uma postura conciliadora nas constantes brigas entre Lochie e Kit, o irmão rebelde, e entre Lochie e a mãe irresponsável.


"Você pode fechar os olhos para as coisas que não quer ver, mas não pode fechar o coração para as coisas que não quer sentir."

Num determinado momento, Maya resolve aceitar um pedido para sair de um colega de sala de Lochie, Nico. Ao saber que a irmã terá um encontro com Nico, Lochan entra em uma onda de sentimentos conflitantes. Em meio a uma discussão sobre o que houve no encontro, ambos percebem o que estava na sua frente o tempo todo e não queriam enxergar: o amor! A partir dai a história dá uma reviravolta e nos vemos questionando junto com Maya e Lochan. Por que esse amor é tão errado? Por que, se não fazemos mal a ninguém, estamos cometendo um crime? Maya e Lochie percebe o que esse sentimento que aos outros parece tão errado, mas para os dois tão certo, pode acarretar na vida dos irmãos mais novos. 

Emocionante, controverso, conflitante. Nunca tinha ouvido falar de nenhuma história de incesto consensual e vê-la abordada assim de forma tão simples e sentimental me fez rever muitos pensamentos. Proibido nos mostra uma realidade dura e cruel, em meio a isso um sentimento inocente, puro e intenso. Tabitha nos mostrou de forma perturbadora como o amor está além de qualquer preconceito e de qualquer coisa que a sociedade nos ensinou. 

CLASSIFICAÇÃO: 

Sinopse: Proibido - Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.]Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

9 comentários:

  1. Amiga,
    Que resenha!! <3
    De verdade, ler suas palavras me fez lembrar o quanto esse livro mexeu comigo. Um misto de emoções conflitantes que acabaram comigo. Tu sabe que foi a minha melhor leitura da vida e fico feliz que você tenha gostado tanto quanto eu <3

    beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meninaaaaa como quero ler esse livro, ainda não tinha visto uma resenha assim tão sincera em relação a ele e fiquei ainda mais curiosa. Adorei sua resenha e preciso desse livro.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, peguei ele emprestado da Mari do Love Lovers e as recomendações dela foram verdadeiras, é emocionante!

      Excluir
  3. Adorei! Parece ser uma leitura incrível é realmente emocionante! Assuntos sobre família sempre nos tocam muito, apesar de a maioria de nós não sofrermos problemas como os da família dos protagonistas, sabemos como essas instituição é importante e como somos afetados na falta dela. Ótima resenha :)
    Beijos, Helo.
    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/07/resenha-filme-about-time.html

    ResponderExcluir
  4. Você contou mais do que eu queria saber, mas enfim, já era... gosto desses livros controversos e conflitantes, e tenho muita vontade de ler esse. Vi gente que amou e gente que odiou, e estou curiosa para saber qual será a minha opinião.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Olha todos dizem que esse livro é simplesmente tocante e envolvente, mas ao mesmo tempo muito emocionante. Eu sinceramente não tive coragem de comprar esse livro não sei porque. Eu tenho até receio de fazer a leitura e não gostar por conta do assunto abordado. Que sei que se trata do amor entre dois irmãos, mas seilá. Eu gostei bastante da maneira como desenvolveu a sua resenha, mas eu eu tenho lá minhas dúvidas ainda. Espero ainda poder ler para tirar minhas conclusões sobre ele, porque acho que é um livro que tem que ser lido no momento e na hora certa.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-garota-online.html

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thai! Como vai?
    Genteeee, todo mundo está falando que esse livro é destruidor, mil e um amores, e fiquei morrendo de vontade de ler!!! Não me lembro de ter lido nenhuma resenha inteira dele - pois é kkkk -, então não sabia que falava sobre o romance entre dois irmãos. E, wooooow. Sei lá, eu não sei o que pensar sobre isso. Não mesmo. Espero um dia poder ler para, sei lá, enxergar além das barreiras criadas pela sociedade. Quebrar uns tabus. Não sei. Se é tão bom e merece ser lido, eu quero. Adorei a resenha ❤
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Nossa, esse livro...consigo imaginar o misto de sentimentos que ele trás, estou louca para ler, pois todo mundo fala tão bem dele, preciso conferir...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?! Conheci o blog agora e gostei bastante. Já estou seguindo ♥♥

    Esse livro parece super emocionante e lindo, e aborda um tema muito polêmico. Quero muito ler *--*

    Abraços do Dan!
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/leitura_dan

    ResponderExcluir