segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Resenha: Circo da Noite - Erin Morgenstein

                                                           Título Original: The Night Circus
Autor: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Gênero: Ficção Fantástica, Romance
País: EUA
Onde comprar: Saraiva, Submarino

O circo chega sem aviso. Abre ao cair da noite, fecha ao amanhecer. Faltam-me palavras pra descrever O Circo da Noite, mas com certeza entrou para a minha lista de favoritos. Infelizmente, sinto que esse não é um livro que vá agradar a todos por sua excentricidade. As opiniões diferem bastante quando falamos dele, alguns vão amá-lo e outros odiá-lo. Eu amei. Obrigada mais uma vez à linda da Mari Siqueira do Love Lovers, por ter me dado esse presente,  love you.
" Os portões de ferro estremecem e se destrancam, como que por vontade própria, Abrem-se para fora, convidando a multidão a adentrar. Agora o circo está aberto. Agora você pode entrar" - Pág 9

Os personagens são bem descritos, aliás a história em si, é tão descritiva que muitas vezes me senti visitando as tendas. É uma história tão original, Erin conseguiu criar um universo cheio de sensações e acho que esse era mesmo o objetivo, nos fazer sonhar. Houveram algumas comparações do Circo da Noite com Harry Potter, mas são história completamente distintas, JK e Erin criaram universos maravilhosos, entretanto a única ligação que senti entre eles, é que ambos me fizeram perder a hora e me sentir dentro da história.

Próspero é um ilusionista, que disfarça sua real magia para se apresentar em grandes teatros. Ele tem uma filha, Célia, que perdeu a mãe recentemente e é claro, herdou os poderes do pai. Alexander é o misterioso homem de terno cinza, velho amigo de Próspero. Os dois devem treinar dois jovens para um duelo, uma espécie de jogo, não há regras, apenas um poderá vencer. Célia e Marcos são treinados por toda sua infância para o desafio que será travado, o duelo que mostrará qual dos dois é o melhor.

"As pessoas veem o que querem ver. E, na maioria das vezes, o que dizem para elas verem".

Le Cirque des Revês, o Circo dos Sonhos, é o palco para esse duelo. No entanto, Célia e Marcos acabam se apaixonando. Intercalados a esta história temos os outros personagens do circo, cada um contribuindo a sua maneira para a construção desse enredo encantador.O Circo em si, acaba por ser o protagonista desta história, ele tem vida própria, com suas tendas em listras preto e brancas que guardam atrações além da imaginação. 

"Enquanto ela desabotoa botão após botão, Marco tateia cegamente os laços e colchetes, recusando-se a afastar os lábios dos dela. O traje meticulosamente elaborado cai num amontoado em volta dos pés dela. Amarrando os laços soltos do espartilho de Celia ao redor do próprio punho, Marco a puxa para o chão junto com ele. Os dois continuam a remover camada após camada até nada mais separar seus corpos" - Página 281.

A leitura é lenta, mas não por ser um livro chato, é o ritmo do Circo, detalhado, mágico. Os capítulos pulam de época, um fator que pode atrapalhar a compreensão dos desatentos, mas que vai se tornando habitual conforme a leitura vai seguindo. E a cada começo de capítulo temos uma descrição das tendas em si, que nos fazem ter as mais diversas sensações. Sejam bem-vindos ao Le Cirque des Rêves, e lembrem-se, o circo chega sem aviso, bons rêves.
CLASSIFICAÇÃO: 

Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar.
Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Célia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá.


À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Célia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam.

Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

4 comentários:

  1. Oi amiga *-*'
    Awwwwwwn esse livro é tão incrível <3
    Eu me senti dentro dele quando li e às vezes quando a vida está meio preto e branco, eu coloco um cachecol vermelho e lembro que os sonhos existem. Cara, eu chorei com o final e me apaixonei por Celia e Marco. Nunca vou esquecê-los. É um livro mágico e memorável e por isso é o meu favorito <3

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Mari, eu amei!
    Obrigada, você como sempre com ótimas indicações amiga!

    ResponderExcluir
  3. Que capa é essa? Gente esse livro deve ser maravilhoso http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2014/12/blogs-parceiros-s2.html

    ResponderExcluir
  4. A capa é linda mesmo Ana, uma das mais bonitas da minha estante!

    ResponderExcluir