quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Resenha: Mar da Tranquilidade - Katja Millay

Título Original: The Sea Of Tranquility
Autor: Katja Millay
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
Onde comprar: SaraivaSubmarino

"Eu odeio a minha mão esquerda. Odeio olhar para ela. Odeio quando ela trava e treme e me lembra que eu perdi minha identidade. Mas ainda assim olho para ela, porque ela também me lembra que eu vou achar o garoto que tirou tudo o que eu tinha. Vou matar o garoto que me matou, e farei isso com a minha mão esquerda".

Maravilhoso. É a palavra em que penso para descrever esse livro. A história é tão tocante, tão cheia de significados, que me surpreendeu a cada página. Muito obrigada a Mari Siqueira, do Love Lovers por ter me emprestado esse livro, que chega a mudar completamente alguns conceitos.conceitos. Katja tem uma maneira de descrever os acontecimentos de Mar da Tranquilidade de forma tão intensa e ao mesmo tempo tão suave, que nos perdemos no tempo enquanto acompanhamos essa história.

Nastya Kashnikov está no último ano do ensino médio, tem dezessete anos, a história começa com Nastya indo morar com a sua tia Margot em uma cidade pequena. Nastya perdeu a fala, perdeu tudo aquilo que formava sua identidade e por isso resolve afastar-se dos pais e do irmão, afastar-se de tudo aquilo que fora. O motivo que leva Nastya a fazer tas escolhas carrega o livro inteiro e prende o leitor de forma intensa e cativante.

"Até que morrer não é tão ruim assim depois que já aconteceu uma vez. E eu já morri. Não tenho mais medo da morte. Tenho medo de todo o resto".

John também tem dezessete anos e também está no último ano do ensino médio, sua história foi marcada por inúmeras perdas, aos dezessete anos ele está sozinho, todos os membros de sua família morreram de várias formas, cada um deixando em Josh a marca da dor e da perda.

As histórias de Nastya e Josh se entrelaçam de forma suave e complicada ao mesmo tempo. Os dois estão danificados, cada um a sua maneira e se completam de forma única. A narrativa intercala-se entre Nastya e Josh. E através dos pontos de vista dos dois, percebemos suas personalidades, suas características, não há como confundir. Já no primeiro capítulo percebemos a alternância entre os personagens.

"A luz do dia não nos protege de nada. Coisas ruins acontecem a qualquer momento. Não esperam até depois do jantar".

Os personagens são extremamente complexos, mesmo os personagens secundários, como Drew e sua família, tem suas complicações, seus "demônios". Não há bem ou mal, o livro nos retrata a realidade, as motivações para as atitudes de cada personagem e nos faz refletir sobre as motivações dos nossos atos.

" A voz da minha mãe. É a primeira coisa de que me lembro depois de abrir os olhos. Minha menina linda. Você voltou para nós. Mas ela estava enganada".

O silêncio da personagem Nastya grita seus medos, suas atitudes incompreensíveis. A carpintaria de Josh, arte que aprendeu com o pai, nos mostra que o que é feio, danificado, indigno de atenção, como um pedaço de madeira, pode transformar-se em algo lindo.Cada aspecto, cada detalhe da história tem o seu significado, cada parte tem importância para o todo da narrativa e a autora entrelaça todos os acontecimentos com uma última frase de deixar qualquer leitor sem fôlego. Um livro inquietante, intenso e muito bom!

CLASSIFICAÇÃO: 

Sinopse: Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele.
A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas

5 comentários:

  1. Oi Thaís, tudo bem?
    Primeira vez que visito o seu blog e pode me aguardar que de vez em quando estarei por aqui a partir de hoje viu? rsrs
    Adorei sua resenha, Mar da Tranquilidade parece ser realmente um livro maravilhoso. Todo mundo que lê só fala bem desse livro.
    Minha colaboradora leu ele e amou! Se eu soubesse que era tão bom eu mesma teria feito a leitura. Mas em breve lerei esse livro.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Oieee!
    Todo mundo está falando desse livro!!!
    Eu preciso lê-loooooo!!! Fico super feliz em visitar o teu blog e ver que tenha procurado resenhar estes maravilhosos livros.
    Parabéns pela resenha e quero ver, em breve, o que você ganhou do desafio hein rsrsrs
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/2014/10/parceria-autores-leandro-andreo.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Thá *---*'

    Ahhhhhhh eu precisava vir aqui comentar nessa resenha <3 ___ <3
    Esse livro é maravilhoso e Katja Millay me ganhou pra sempre com ele. Especialmente pela última frase. Eu adoro conexões profundas como essa que ela faz com o meio do livro e o final. Me emocionou demais, porque é como você disse, não retrata o bem ou o mal, retrata a humanidade em cada um de nós. Precisa ser lido e fico feliz que você tenha encontrado um tempinho para ele <3

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Parabéns pela resenha :)
    Estou bem curiosa para ler este livro. A capa é tão diferente não é? Não sabia do que se tratava a estória, só tinha visto a capa mesmo, mas gostei bastante! Parece ser um livro bem tocante.
    Beijos
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie estamos participando do mesmo sorteio e resolvi vim aqui te visitar, adorei seu cantinho e já estou seguindo! se quiser conhecer o meu, será super bem vinda!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir