terça-feira, 26 de agosto de 2014

Resenha: A Seleção - Kiera Cass



Título Original: The Selection

Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 368
Gênero: Ficção
País: EUA
Onde comprar:  SubmarinoSaraivaAmericanas


A seleção é o primeiro livro de uma trilogia distópica, escrita por Kiera Cass. Trata-se de um futuro em que um novo país foi constituído após a Quarta Guerra Mundial, seu nome é Ilhéa. A monarquia está de volta e depois da destruição causada pela Quarta Guerra, o país foi dividido em castas para sua sobrevivência. São ao todo oito castas, cada uma com a sua respectiva utilidade dentro da sociedade. A seleção em si, é um concurso que pretende dar a oportunidade de uma plebeia tornar-se uma Um e casar-se com o príncipe. As princesas casam-se com os príncipes estrangeiros para manter as alianças e os príncipes casam-se com as plebeias de Ilhéa, que são escolhidas através da Seleção.

A protagonista é America Singer, uma Cinco, casta pobre, a casta dos artistas. America é apaixonada por Aspen, um Seis. O romance dos dois é proibido, é inadmissível que uma garota case-se com alguém de casta inferior, por isso encontram-se as escondidas, numa casa na árvore no quintal de America. Até que America recebe a carta de convocação para a Seleção, a principio ela se recusa a aceitar a inscrição para o concurso, mas após muita insistencia da mãe e para a surpresa dela, de Aspen, America decide tentar a sorte.

“Não queria ser da realeza. Nem queria ser Um. Não queria nem tentar.”

O que não estava nos planos dela era realmente ser uma das 35 selecionadas para o reality show mais assistido de Ilhéa. America vai para o palácio contra sua vontade, mais para ajudar os pais com os beneficios de participar do concurso, do que para ganhar o coração de Maxon, o príncipe.

“Sabia que não me apaixonaria por Maxon da noite para o dia. Meu coração não ia deixar. Mas de repente me vi em uma situação que talvez eu quisesse me apaixonar por ele.''

A história é realmente muito boa! Kiera consegue nos envolver numa distopia beirando o conto de fadas. America é divertida, o que torna a narrativa mais fluída e rápida. Li em mais ou menos dois dias. Identifiquei-me bastante com a impulsividade e a teimosia de America. A dúvida é: Aspen ou Maxon? Particularmente, sou team Maxon! Sua polidez, inteligência e senso de humor me ganharam desde a primeira cena. Vamos esperar pela escolha de America. Recomendo!
CLASSIFICAÇÃO: 

Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.

Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. 

Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

2 comentários:

  1. Olá Thaís!
    Fiquei super feliz em ver o seu blog!!! E logo vi que você fez o post sobre a Seleção, o primeiro livro da trilogia da Kiera!
    Menina, não sei quanto a você, me envolvi de tal forma na leitura, que li muito rápido!
    E o mais impressionante é, saber que Kiera não tinha a ideia da dimensão que daria suas histórias! Ainda bem que ela publicou!!!
    Parabéns pelo blog! eeeee quero mais post da seleção ^^
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem mesmo, li rapidamente também, quando vi já tinha terminado e já queria mais hahaha. Que bom saber que visitou o Imperiódico. Muito obrigada, beijinhos *-*

    ResponderExcluir